Nintendo,  Outros

A CRIAÇÃO DA NINTENDO: Conheça a história de uma das maiores franquias de jogos eletrônicos!

Escrita por: @rattat0n1

A Nintendo Company foi fundada em 23 de Setembro de 1889, por Fusajiro Yamauchi, em Quioto, no Japão. Mas não foi “do nada” que os jogos eletrônicos conquistaram o mundo. Continue acompanhando a matéria para entender melhor. ⬇️⬇️

A história da grande franquia de jogos eletrônicos passou pelas mãos de Fusajiro Yamauchi. Fusajiro era um artesão, que inicialmente começou trabalhando como fabricante de cartas tradicionais japonesas (Hanafuda), que fundou uma empresa chamada Nintendo Koppai.

Foto: Wikipédia

Aos poucos, Fusajiro foi expandindo o seu negócio, e em 1907, fazendo uma parceria com uma companhia de distribuição japonesa. Em 1929, Fusajiro decidiu pela sua aposentadoria. Entretanto, houve um dilema na vida do criador da empresa: para quem ele iria passar o nome da empresa, se não havia filhos homens e a cultura japonesa obrigava que a posse da Nintendo deveria ser de um homem?

 

Então, Fusajiro indica seu genro Sekiryo Kaneda para assumir a gestão da Nintendo. Assim, Kaneda assumiu o sobrenome Yamauchi, no mesmo dia do casamento com a filha de Fusajiro, Tei Yamauchi. 

 

Em 1949, Yamauchi foi substituído pelo seu neto Hiroshi Yamauchi, devido a um derrame cerebral. Hiroshi, de 21 anos, mostrou um estilo mais agressivo de empreender, investindo em ramos que não tinham relações com o mercado que era explorado pela Nintendo, como frota de táxis e rede de hotéis. Além disso, no ano de 1951, alterou o nome da companhia para Nintendo Karuta. 

 

Uma das decisões mais significativas da Nintendo foi a parceria com a Walt Disney Productions, com a finalidade de trazer os personagens deste universo para suas cartas. A companhia, com a parceria, conseguiu a venda de mais de 1,5 milhões de cartas, aumentando assim, sua fatia no mercado. Isso deu mais credibilidade e diversidade ao ramo da Nintendo no mercado. 

 

Foi entre as décadas de 60 e 70, que a Nintendo começou a voltar seus olhares para um novo mercado, quando lançaram o primeiro brinquedo: A Nintendo Beam Gun. Foram mais de um milhão de unidades vendidas nos primeiros anos do lançamento.

Foto: Wikipédia

O primeiro console da Nintendo, foi o Color TV-Game, criado com o intuito de afastar a marca dos brinquedos e cartas e avançando para os videogames, um mercado com crescimento expressivo na época (1977-1979). No entanto, o Color TV-Game não vendeu tanto quanto a franquia esperava. 


No ano de 1979, a Nintendo chegou aos Estados Unidos, em 1980, lançou seu primeiro console portátil, o Game Watch, pensado através de uma tela impressa com o cenário do game. Este tornou-se um dos produtos com maior sucesso da franquia, vendendo 43 milhões de unidades mundialmente.

Foto: Wikipédia

Com a chegada dos primeiros videogames, surgiu um dos grandes nomes da Nintendo, Shigeru Miyamoto, que foi o responsável pela criação de jogos que tinham personagens como Donkey Kong, um dos mais famosos da franquia. 

 

Miyamoto é um nome bastante influente na área de Design Industrial, atuando inicialmente pela Nintendo, como desenho exterior de arcades, ou então, os famosos fliperamas.

Foto: Estadão

Alguns anos depois do lançamento de Donkey Kong, Miyamoto criou um de seus maiores sucessos, Super Mario Bros, lançado em 1985. O protagonista do jogo é o próprio Jumpman dos jogos de Donkey Kong. No entanto, o personagem foi renomeado para Mario. Com o passar do tempo, ele passou também a ser o símbolo da Nintendo. 

Foto: Wikipédia

Além de Super Mario Bros e Donkey Kong, Miyamoto também esteve envolvido na criação de jogos como: The Legend Of Zelda, Star Fox, Metroid e Nintendogs.

 

Com o passar dos anos, inúmeros jogos foram desenvolvidos pela Nintendo. Sendo eles: NES (lançado em 1983, ficou conhecido como Nintendinho, no Brasil); Game Boy (1989); SNES (lançado em 1990, era o sucessor do NES); Nintendo 64 (lançado em 1996, teve esse nome em função de seus 64 bits); Game Boy Color (criado em 1998, tinha em seu diferencial o fato de rodar jogos em cores). 

 

Chegaram os anos 2000, e a Nintendo continuou lançando consoles. Em 2001, o GameCube, que sucedeu o Nintendo 64. Uma das características desse game era o formato de cubo e a utilização de discos. No mesmo ano, chegou o Game Boy Advance, sucessor da linha dos Game Boys. Este portátil trazia uma tela maior, mais moderna e capaz de captar 32 mil cores.

Foto: Wikipédia

Trazendo mais inovações, foi lançado o Nintendo DS em 2004, caracterizado pela utilização de duas telas, onde o lado inferior era sensível ao toque e poderia ser utilizado com Stylus, que vinha junto com o console. 

 

Outros consoles lançados: Nintendo Wii, Nintendo DSi, Nintendo 3DS, Nintendo Wii U e Nintendo Switch. 

 

Essa foi apenas uma parte da história de como a Nintendo fez com que o mundo inteiro se apaixonasse por personagens como Mario Bros, Link, Zelda, Donkey Kong, Yoshi, Fox, Princesa Peach, Super Nes, entre outros desse vasto universo de jogos.

Foto: Metrópoles

Agora, conte para nós, nos comentários, como a Nintendo conquistou o seu coração.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *